Os museus na Europa são atrações turísticas que despertam a atenção de muitos viajantes, pelo fato de contarem com muita história, cultura e ciência. Com tantos anos de vivência, a civilização europeia tem muito a oferecer nos contextos citados, e, por isso, possui um número bem considerável de museus.
Se você gosta de se aprofundar nas características do destino que está visitando enquanto viaja, para ter uma verdadeira imersão cultural e histórica, com certeza precisa adicionar museus aos seus roteiros.
Esses locais são extremamente ricos em conhecimento, fazendo com que você aproveite a sua jornada internacional para se divertir e, juntamente, aprender novos conteúdos científicos, históricos e culturais.
E, se a sua próxima aventura será nos territórios europeus, precisa saber mais sobre os museus na Europa. Então, vem com a gente e descubra tudo nesse post! Tenha uma boa leitura.
A importância dos museus na Europa
Os museus na Europa não são importantes apenas para o âmbito turístico, mas também para a história, como um todo, do continente. Eles abrigam informações e artefatos simbólicos, que mantêm a cultura europeia viva, independentemente de quanto tempo se passe.
Esses pontos turísticos homenageiam importantes personagens históricos, preservam o trabalho artístico de artistas mundialmente conhecidos, marcam momentos importantes e, inclusive, relembram acontecimentos que nunca mais devem ser repetidos, como o holocausto.
História e curiosidades
A história dos museus na Europa é bastante antiga, tendo início em meados dos séculos XVII e XVIII. A princípio, eles eram utilizados como espaço para abrigar as coleções de colecionadores que se enquadravam como cientistas, amantes da arte, estudiosos e outros.
Por serem particulares, os artefatos desses colecionadores eram acessados apenas por eles e seus amigos. Mas, em algum momento, eles perceberam que algumas peças eram importantes demais para ficarem limitadas a poucas pessoas.
A partir daí, elas passaram a ser transferidas dos gabinetes particulares aos museus que conhecemos atualmente. E, assim, esses espaços foram se tornando, cada vez mais, importantes não apenas na Europa, mas em todo o mundo, atraindo milhões de visitantes.
Um fato curioso é que grande parte do acervo dos museus europeus não é composta por peças da própria Europa. No Museu do Louvre, por exemplo, há muitas peças da África, da Ásia e das culturas egípcia e islâmica em específico.
O melhor de tudo é que você encontrar museus em qualquer país do continente europeu, desde a Alemanha (por exemplo a Galeria de Arte de Hamburgo), maior economia da Europa, até Malta (como Malta at War Museum), uma das menores nações europeias.
Saiba se vale a pena visitar os museus na Europa
Os museus na Europa são verdadeiras atrações turísticas, sendo um prato cheio para quem gosta de passeios culturais, científicos e/ou históricos. Infelizmente, muitas vezes, esses locais são lembrados pelos turistas por fatores negativos, como as filas imensas e a superlotação.
Porém, apesar disso, vale sim a pena visitá-los. Isso porque eles são riquíssimos em informações e entretenimento. É muito prazeroso conhecer obras artísticas mundialmente famosas, descobrir mais conteúdo sobre eventos históricos, como a Segunda Guerra Mundial, ver os avanços que ocorreram dos séculos passados até o momento atual e se conectar com a cultura europeia.
Dessa forma, se você curte esse tipo de experiência, deve dar uma chance aos museus do continente europeu e incluir alguns deles em seu roteiro!
Dicas para visitar os museus na Europa
Como você pôde observar anteriormente, há algumas situações que podem dificultar a visita aos museus na Europa, como as filas enormes e a grande quantidade de visitantes. Mas, é possível “fugir” delas e ter uma vivência mais satisfatória nesses locais.
A primeira dica para isso é a compra antecipada dos ingressos pelas bilheterias online, pois essa atitude evita que você tenha que enfrentar fila para comprá-los nos próprios museus. Também priorize ir em horários menos atrativos aos turistas, como nas primeiras horas do dia ou à noite. Nesses momentos, há menos pessoas nos museus, o que torna a sua experiência mais agradável.
Além disso, observe se os museus que irá visitar possuem entradas secundárias. Essa dica é ótima, afinal, grande parte dos visitantes não conhecem essas possibilidades, o que aumenta, e muito, a fila na entrada principal e reduz nas outras.
Por fim, outra dica bem legal para os seus passeios aos museus é a procura por dias em que a entrada é gratuita. Muitos desses estabelecimentos europeus possuem essa opção, então, se quiser economizar, pode ser uma possibilidade interessante. Mas, esteja ciente de que, nessas datas, os museus ficam muito mais cheios!
Conheça os 05 melhores museus na Europa
Agora que você já sabe as principais informações sobre os museus na Europa, é hora de descobrir quais são os melhores entre eles. Confira:
01- Museu do Louvre
Localizado em Paris, o Museu do Louvre é o museu mais visitado do mundo, e isso não é à toa. Além de ter uma arquitetura de tirar o fôlego, ele ainda possui obras de arte reconhecidas mundo afora. Lá, você poderá ver as tão famosas Mona Lisa, Vênus de Milo e Liberdade guiando o povo.
02- Museu Hermitage
Assim como o Museu do Louvre, o Museu de Hermitage é um dos maiores museus de arte do mundo. Ele fica situado em São Petersburgo, Rússia, e possui uma coleção bastante rica, contando com obras de quase todas as épocas e estilos.
A estética/arquitetura do museu também é fenomenal, sendo, por si só, uma maravilhosa atração turística!
03- Museu Reina Sofía
O Museu Reina Sofía é um dos museus de arte moderna mais importantes da Espanha, assim como o Instituto de Arte Moderna de Valência. Ele fica em Madrid, e o seu nome é uma homenagem à Rainha Sofia, que foi uma rainha consorte do país em questão.
Nele, você encontrará obras de Pablo Picasso, Salvador Dalí, Joan Miró e muitos outros artistas mega relevantes para a arte mundial. O grande destaque do museu é o quadro “Guernica”, que representa a Guerra Civil Espanhola e foi pintado por Picasso.
04- Museus do Vaticano
Os Museus do Vaticano consistem em um grande conglomerado de instituições artísticas e culturais relacionadas à Igreja Católica e à história romana. A arquitetura dos edifícios é incrível, e as obras presentes neles são ainda mais impressionantes.
Então, se for visitar a Itália, em cidades como Roma, Milão e Veneza, considere ir ao Vaticano para admirar essa maravilha cultural!
05- Museu de História Natural de Londres
O Museu de História Natural de Londres é um dos principais da capital inglesa. Ele é uma alternativa de entretenimento fantástica para quem gosta de ciência e história. Lá, você poderá apreciar exposições de botânica, zoologia, mineralogia, paleontologia e muito mais!
Conclusão
E aí, qual museu da Europa mais chamou a sua atenção? Depois de todas essas informações, é o momento de você fazer as suas escolhas, montar o seu roteiro e embarcar nessa grande aventura internacional!