A Quinta-feira é o quinto dia da semana, seguindo a Quarta-feira e antecedendo a Sexta-feira, conforme a convenção internacional ISO 8601, que considera a Segunda-feira como o primeiro dia da semana. Este nome tem origem na língua latina, “quinta feria”, que significa literalmente “quinta feira” e fazia parte da nomenclatura dos romanos para os dias em um calendário centrado em práticas religiosas.
Na tradição cristã, a Quinta-feira tem significados especiais em certos períodos do ano. Por exemplo, a Quinta-feira Santa, que ocorre antes da Sexta-feira da Paixão, é conhecida pela celebração da Última Ceia de Jesus com os seus discípulos. Outro exemplo é a Quinta-feira de Corpus Christi, uma festa que celebra a Eucaristia.
Em muitas culturas, a Quinta-feira é vista como um dia útil comum, frequentemente associado à proximidade do fim de semana, e em alguns lugares, como o Brasil, é popularmente conhecida como o dia de eventos sociais e “happy hours” após o trabalho.
“Bom dia Quinta feira!” é uma saudação popular que reflete o otimismo e a expectativa positiva para o dia, especialmente quando está próximo ao fim de semana.